FIREBOY

Para a proteção de compartimentos de motores, dos geradores e painéis elétricos de embarcações de recreio e de serviço até 60 pés de comprimento, a EcoSafety importa com exclusividade para o Brasil, o sistema automático de extinção de incêndio FIREBOY, fabricado pela FIREBOY Xintex, Inc, o mais utilizado no mundo, sendo equipamento padrão na maioria dos grandes estaleiros dos Estados Unidos, Europa e Asia, como Sea-Ray, Regal, Bayliner, Azimut, Ferretti, Pershing, Sunseeker, Fairline, Princess e muitos outros.


Nesses países, a proteção do compartimento dos motores é considerada como prioridade de segurança, pois é lá que se originam 86% dos incêndios, que geralmente causam o naufrágio. Como esse compartimento é um local fechado, as chamas somente são percebidas pelos tripulantes, quando já estão grandes e com difícil controle.


O sistema FIREBOY é composto de um cilindro com gás FE-200, fabricado pela DuPont Chemical, que extingue o fogo da classe A (matérias sólidos, como fibra de vidro, madeira, estofamentos, etc), da classe B (combustíveis líquidos) e da classe C (equipamentos elétricos energizados), sem deixar resíduos, o que permite que a embarcação volte a operar após a extinção do fogo e reparo da sua causa.


O sistema FIREBOY tem disparo automático, pelo calor do fogo e para sinalização do disparo e controle da pressurização do cilindro de FM-200, são instalados alarmes de disparo no painel da embarcação e no fly-bridge. Faz parte integrante do FIREBOY um módulo ASD Automatic Shut Down que desliga os motores, geradores, exaustores, ventiladores, etc, quando do disparo para evitar que o gás FM-241 seja levado para fora do compartimento aonde há fogo, o que baixará imediatamente a concentração do FM-200 no local, necessária para a supressão do fogo e para evitar a reignição. Se o fogo for percebido antes do disparo automático, o FIREBOY pode ser disparado por um cabo de disparo manual de emergência.


No Brasil, o sistema FIREBOY já é instalado como equipamento padrão de segurança em todas as lanchas dos estaleiros Schaefer Yachts, Ferretti, Evolution, Colunna e Coral. Inúmeros outros estaleiros incluem o FIREBOY como equipamento opcional para suas lanchas, deixando a sua instalação a critério dos compradores.


Certificações: USCG US Coast Guard approved e FM Factory Mutual.


Para a instalação e manutenção periódica dos mais de 900 sistemas FIREBOY já existentes no Brasil, ou imediata apa EcoSafety mantém centros de assistência técnica no Guarujá e Angra dos Reis.