IEP – Proteção de Explosão

Os laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de produtos e testes de eficiência de sistemas anti-explosão fizeram com que a IEP TECHNOLOGIES seja hoje a maior autoridade mundial em sistemas anti explosão de locais sujeitos a esse risco, como silos, filtros de manga, ciclones, dutos pneumáticos e tubulações, separadores, secadores, máquinas industriais e outros espaços confinados aonde existe pós em suspenção, gases inflamáveis, ou produtos químicos voláteis que criam vapores explosivos.


Nesses locais, uma destruidora explosão geralmente acontece em razão de uma pequena ou chama, de um arco elétrico, da eletricidade estática, da auto combustão, da fricção entre as partículas e de outras maneiras que geram uma faísca de ignição.


Tecnicamente explicada, uma explosão é uma grande onda de propagação de aumento da pressão interna, que aumenta rapidamente e se propaga à uma velocidade próxima da velocidade do som. Num espaço confinado, quando há a ignição do material combustível nele contido, esse grande aumento de pressão é extremamente rápido e faz com que ocorra uma ruptura violente das paredes do espaço confinado, com efeitos materiais extremamente destrutivos e com elevadíssimo risco de perda da vida das pessoas próximas ao local. Com regra, todo material que possa pegar fogo, num espaço confinado e nas condições adequadas de risco é um risco potencial de explosão.


O sistema IEP TECHNOLOGIES Anti-explosão detecta "em mili-segundos" o aumento da pressão interna e descarrega no espaço confinado um agente supressor de explosão, eliminando também "em mili-segundos" o aumento da pressão que irá produzir a explosão. O agente supressor atua de duas formas: quimicamente, eliminado a causa física (faísca / fogo) que causará a reação explosiva e termicamente removendo o calor da chama de deflagração, diminuindo assim o poder de aumento da chama. O agente supressor de explosão também cria uma barreira entre as partículas combustíveis e a fonte de ignição.


A IEP TECHNOLOGIES também fabrica "vents" aliviadores que se rompem numa pressão pré determinada, permitindo que o aumento de pressão seja dirigido para fora do espaço confinado, eliminando o risco de explosão. Esses "vents" são uma solução mais econômica e de alta eficiência. São disponíveis em uma grande variedade de tamanhos, conigurações e materiais. Os "vents" são uma solução mecânica, extremamente confiável, para a supressão de explosão. São instalados com uma válvula de acionamento super rápido, que fecha quando o "vent" se abre fazendo com que a onda de explosão não se propague para fora da área de atuação do "vent".


Em resumo, o sistema IEP TECHNOLOGIES que atua com supressão química descarrega no local confinado um agente supressor eliminando a faísca / chama que irá iniciar a queima do material combustível e a conseqüente explosão. O sistema IEP TECHNOLOGIES que atua mecanicamente, garante a condução da onda de explosão para fora do espaço confinado, fazendo com que sua força se dissipe fora desse espaço.


A EcoSafety faz o projeto, importa, fornece, instala e faz a manutenção dos sistemas IEP TECHNOLOGIES Anti-Explosão.