Máquinas Florestais

As máquinas utilizadas na indústria florestal são frequentemente submetidas ao risco de incêndio, em razão da operação dessas maquinas envolver uma abundância de fontes combustíveis originárias da própria floresta, como aparas de madeira, galhos, folhas e outros detritos. A essas fontes de combustão orgânicas, se acrescenta o óleo diesel, o óleo lubrificante e o fluido hidráulico da máquina. A somatória de todos esses materiais combustíveis cria uma constante oportunidade para que se inicie um incêndio, que se não for combatido rápida e automaticamente ameaça o operador, a própria máquina e a floresta aonde ela está trabalhando.

O Sistema KVS SENTINEL - Kidde Vehicle System, fabricado pela Kidde Fire Systems é o resultado de extensas pesquisas de campo realizadas nas maquinas sujeitas a freq¸entes incêndios. Com base nessas pesquisas, a Kidde que é líder mundial na fabricação de equipamentos contra incêndios para todas as utilizações, desenvolveu e lançou em 2010 o Sistema KIDDE KVS Sentinel, que é hoje o mais moderno do mundo, para a extinção automática de incêndio nas máquinas pesadas utilizadas em ambientes severos, como é o caso das operações florestais. O Sistema KIDDE KVS SENTINEL é a solução ideal, com alto desempenho e durabilidade comprovada.

Além dos exaustivos testes de campo realizados pela Kidde, o Sistema KIDDE KVS Sentinel também foi testado e aprovado nos laboratórios da FM - Factory Mutual, recebendo a certificação “FM Approved”, que mundialmente é reconhecida como comprovação e garantia de eficiência e performance. A certificação “FM Approved” é também reconhecida por todas as seguradoras do mundo, facilitando a aceitação da cobertura de seguro para as maquinas florestais e reduzindo o custo da apólice.

Suas principais características são:

  • Atuação automática: através do Painel Sentinel SA1, que monitora os dispositivos de detecção e alarme e utiliza a exclusive Tecnologia Metron, não pirotécnica, que faz o disparo eletromecânico do sistema, quando é detectada a existência de fogo
  • no motor e hidráulicos da máquina.
  • Atuador Manual: instalado em duplicidade, um no interior da cabine e outro no lado externo da máquina, possibilitando que o operador faça o disparo antecipado à detecção automática, quando perceber o fogo em seu início.
  • Grande velocidade de extinção: o desenho do sistema e da localização dos bicos de descarga é feito para que todo o agente extintor do cilindro seja descarregado em até 10 segundos, para uma cobertura “ampla e pesada”, que extingue rapidamente
  • o incêndio.
  • Cilindros em vários tamanhos: para perfeita adequação ao tamanho da máquina.
  • Agentes extintores de comprovada eficiência: Pó Tri Classe ABC ou agente líquido AQUAGREEN podendo também ser instalado o sistema Dual Agent, que dispara primeiro o Pó ABC para a extinção do fogo e depois o líquido AQUAGREEN para resfriar as partes quentes e evitar a reignição.
  • Pressurização Direta: Com o cilindro constantemente pressurizado, o pó extintor fica em suspensão, não ocorrendo a compactação (empedramento) que é comum nos cilindros com pressurização indireta e que causa falha no disparo ou redução significativa da capacidade de extinção. A abertura do cilindro para manutenção é também muito mais espaçada, sendo feita somente a cada 6 anos, conforme a Norma NFPF 17.
  • Manômetro de Pressão: no cilindro, possibilitando o monitoramento constante da pressão de trabalho do sistema.
  • Certificação FM Approved: garantia que o sistema foi testado e sua eficiência e performance foi aprovada pelo FM Laboratories, o mais conceituado do mundo para equipamentos de proteção contra incêndio.

A EcoSafety dimensiona o sistema KVS SENTINEL ideal para a maquina florestal a ser protegida, realiza a instalação e faz as manutenções periódicas necessárias para que o sistema esteja em prontidão permanente.