Por Aspiração

A detecção de fumaça por aspiração é a tecnologia que mais precocemente avisa a presença de fumaça no ambiente protegido. A EcoSafety importa, projeta, fornece e instala dois produtos com tecnologia de ponta, o VESDA, produzido pela VESDA Xtralis e o AIR INTELLIGENCE, produzido pela KIDDE Fire Systems.

Detectores KIDDE Air Intelligence

Com um ótimo desempenho e compatibilidade os detectores KIDDE, da linha ASD Air-Intelligence incorporam muitas características únicas para maximizar o desempenho e aumentar a confiabilidade em comparação com outros sistemas de detecção aspirada de fumaça. Tem aprovação UL e FM.


Utilizam um sistema de Inteligência Artificial Perceptivo que garante sua operação com a sensibilidade ideal para o ambiente protegido.


Os ajustes para torná-los altamente sensíveis em uma sala de informática, por exemplo, são realizado durante a configuração inicial, com o ajuste automático da sensibilidade para as mudanças no ambiente protegido.

O AIR INTELLIGENCE oferece quatro níveis de alarme e tem faixas de sensibilidade que se estendem desde "Hipersensíveis" à sensibilidade "baixa".

Permitem a conexão de tubos de amostragem e cabos sem a retirada do detector do local para impedir qualquer dano durante o processo de instalação.

Detectores VESDA

VESDA significa em inglês Very Early Smoke Detection Apparatus, isto é, Dispositivo de Detecção Muito Antecipada de Fumaça e atualmente o VESDA é considerado o mais avançado detector de fumaça por aspiração.

Os detectores VESDA funcionam aspirando continuamente amostras de ar do ambiente protegido, através de uma rede de tubulações. Essas amostras do ar são passadas por um filtro de duplo estágio, que remove poeiras e partículas sólidas, após o que o ar é conduzido para de detecção que utiliza um feixe de laser para a leitura da existência de partículas de fumaça no ar aspirado. Nessa leitura pelo laser, por menor que seja a quantidade de partículas de fumaça no ar do ambiente protegido, elas são detectadas e o alarme é disparado. Na maioria das vezes, a detecção e alarme acontece com a fumaça ainda no estágio invisível e inodoro, muito antes que as chamas comecem a ocorrer.

Essa antecipação da detecção da fumaça, faz com que o VESDA seja até 1000 vezes mais sensível que os detectores convencionais, pois sua faixa de sensibilidade é a mais ampla do mundo, 0,005 a 20% obs/m.

A enorme confiabilidade do VESDA, atestada por sua certificação UL e FM, fez com que no mundo existam mais de 250.000 detectores VESDA instalados, em mais de 10.000 empresas, nos mais diversos segmentos da atividade industrial, comercial e cultural.

A VESDA possui uma ampla linha de produtos, significando flexibilidade e especificação adequada para cada ambiente protegido, que podem ir até 2.000 m2. Todos os VESDA são praticamente imunes a alarmes falsos.

  • Linha VESDA – LASER - Focus / Compact / Plus / Scanner: Para cobertura de áreas de 250m2 a 2.000m2 e até 4 zonas de endereçamento.
  • Linha ICAM - Com 8 ou 15 zonas de endereçamento, para cobertura de áreas de 800m2 e 1.500m2. Utiliza tubulação flexível.
  • Linha ECO – Possibilita o acoplamento de detectores de gases tóxicos, nocivos e explosivos à tubulação de aspiração do ar ambiente, tornando o VESDA um detector precoce de fumaça e gases.

Conforme a necessidade de proteção, a EcoSafety irá recomendar qual será a melhor opção em custo/eficiência, o VESDA ou o AIR INTELLIGENCE.