Sprinklers - Retrofit

Quando já existe um sistema de sprinkler instalado em um local, dimensionado para determinada carga de risco incêndio e se coloca nesse local mais máquinas ou produtos, aumentando o risco incêndio, as seguradoras e o Corpo de Bombeiros exigem uma adequação (retrofit) no sistema de sprinkler, para que ele fique com maior capacidade extintora. Na maioria das vezes, esse aumento da capacidade extintora só se consegue, com maior vazão de água, o que implica na troca da tubulação do sistema de sprinkler por uma nova com maior diâmetro e na troca dos bicos de sprinkler por outros de maior vazão. Esse Retrofit é bastante custoso, pois envolve todo o sistema de sprinkler pré existente, além de ser demorado e atrapalhar bastante as atividades que se desenvolvem no dia a dia do local.


A EcoSafety tem uma solução única e exclusiva para atender essas necessidades de Retrofit, sem que se faça qualquer modificação na tubulação e nos bicos do sprinkler pré existente.


A solução é “turbinar” a água do sistema de sprinkler, aumentando em até 20 vezes a sua capacidade extintora, através F-500 Encapsulator Agent, adicionado à água.


Esse aumento da capacidade extintora da água é possível com a instalação um CCS Concentrate Control System, desenvolvido pela HCT Hazard Control Technologies, produtora do F-500. O CCS é baseado num tanque diafragma que faz a exata dosagem de F-500 na linha de água do sistema pré existente de sprinklers, quando ele é ativado. É uma solução com uma excelente relação custo/beneficio, de rápida instalação, que tem sido aceita pelas Seguradoras e pelo Corpo de Bombeiros. No Brasil e nos Estados Unidos, já há inúmeros depósitos e armazéns logísticos que adotaram a solução o CCS para resolver o problema do aumento do risco incêndio, sem trocar o sistema de sprinklers pré existente.